Como melhorar a produção de leite de seu rebanho

Alimentação apropriada, tratamentos hormonais e, claro, boas práticas de planejamento da produção estão entre as estratégias que você pode usar para aumentar a produção de leite. A seguir, conheça alguns fatores fundamentais para o aumento da produção.

Para melhorar a produção de leite de seu rebanho a alimentação é importante

Para melhorar a produção de leite de seu rebanho a alimentação é importante

Uma vaca leiteira precisa de duas coisas em sua dieta para alcançar o pico de produção de leite: proteína e energia. Ambas são fornecidas pela alimentação, que deve ser adequada e balanceada, de acordo com a raça, peso e época da vida do animal. A pastagem fornece uma boa fonte de energia, porém pode ser pouco para uma vaca que está produzindo leite. Maiores quantidades de alimentação protéica serão necessárias para aumentar  a produção de leite.

Manter uma alimentação balanceada significa também cuidar das proporções corretas de fibras na alimentação. Uma digestão prejudicada afeta a produção de leite. É necessário balancear fibra, proteína, carboidratos e outros nutrientes. Leveduras também podem aperfeiçoar a digestão. Consulte sempre um médico veterinário, agrônomo ou zootecnista para saber como tirar o melhor proveito da alimentação de seu rebanho.

Em torno de 18% da ração da vaca leiteira é composta por proteína, que a utiliza na forma de aminoácidos. A fonte de aminoácidos são duas: a biomassa microbiana e a dieta protéica oferecida pela ração. Consequentemente, para aumentar a produção de leite, é necessário aumentar a disponibilidade de proteína microbiana. Alguns suplementos podem ajudar, consulte sempre um profissional sobre isso. Porém, mesmo assim, é necessário incrementar a alimentação com a ração protéica. A dieta de vacas leiteiras deve incluir a quantidade adequada de proteínas.

Uma vaca que está em produção de leite toma muita água. Manter a água limpa, fresca e em grande quantidade também é básico e fundamental. O calor é outro fator que pode atrapalhar, pois ela gasta muitas calorias para manter a temperatura do corpo mais fresca, e assim perde água também. O ambiente onde as vacas ficam e são ordenhadas deve ser fresco e agradável.

Saúde

Saúde do gado de leite

A vaca leiteira pode ter o aporte perfeito de alimentos, mas não adianta se não estiver saudável. É preciso manter vacinação e vermifugação da vaca leiteira em dia, pricipalmente combater a Tristeza Parasitária Bovina, bem como ter muito cuidado com o manejo, a ordenha e a limpeza em geral. O principal problema a afetar negativamente a produção e a qualidade do leite é a mastite, onde o antibiótico Ciprolac pode auxiliar no tratamento.

Outro problema comum que afeta os animais são as moscas. Sendo um problema de manejo, ou uma praga causada por condições climáticas ou infestações na região, é preciso adotar práticas de manejo e saneamento das vacas.  A doença dos cascos é outro problema muito comum no rebanho.

O manejo adequado da saúde dos animais, o planejamento da produção e melhoria na alimentação deve incrementar o desempenho na produção de leite. Consulte sempre um profissional em caso de dúvidas

Equipe Tudo Vet